Alvaro Velloso is an Electronic Engineering graduated by Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) and post graduated in Systems Analysis by Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). As managing partner of Amplex company since 1993, specialized in photo management technologies, has deployed systems for several media companies, private corporations and government agencies. As amateur photographer, expert in web publishing technologies and workflows of photography, also develop high-tech equipment to help on his underwater activities.

Alvaro usually attend the underwater photography Brasilian league's calendar and won some competitions, such as the Gran Prix of Brazil (two times), the State of Rio competition (two times), and recently the National Championship of 2014. He also succeeded in achieving the first place in Brasilian Underwater Photography ranking in 2013 and 2014, and had the honor to represent Brazil in Fotosub CMAS UWP World Championship, in Turkey on 2011 and in the Netherlands in 2015.


Álvaro Velloso é Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Sócio-diretor da Amplex desde 1993, empresa especializada em tecnologias de gerenciamento de banco de imagens, implantou sistemas em diversas empresas de mídia, corporações privadas e governamentais. Fotógrafo amador, especialista em tecnologias de publicação na web e fluxos de fotografia, também desenvolve equipamentos de alta tecnologia para ajudá-lo em suas atividades subaquáticas.

Álvaro é membro da CNFVS e acompanha o calendário de campeonatos de fotosub, e até já recebeu algumas premiações, como o bi-campeonato do GP Brasil de Fotosub e o bi-campeonato Estadual do Rio de Janeiro e recentemente o Campeonato Nacional de 2014. Conseguiu também atingir o primeiro lugar no Ranking Nacional em 2013 e 2014, e teve a honra de representar o Brasil no CMAS Campeonato Mundial de Fotosub na Turquia em 2011 e na Holanda em 2015.

Nascido em Salvador-Bahia, Álvaro cedo mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a fotografar em 2002 quando ganhou uma câmera anfíbia Nikonus-V como pagamento de um serviço prestado para uma loja de equipamentos fotográficos. A partir daí resolveu fazer os cursos de mergulho e fotografia submarina com os mestres Laércio Horta, Denise Greco e Luiz Fernando Cassino.

Em 2005 inscreveu-se no torneio da CEDSU e tirou o primeiro lugar na categoria para câmeras compactas. Em 2006 entrou para o circuito nacional da CNFVS, já fotografando com equipamento de nível profissional.

Com a fotografia Álvaro fez grandes amigos, que sempre mergulham juntos, planejando viagens e futuras aventuras. O grupo tem como objetivo maior compartilhar as belezas submersas de nossas águas e, assim, de alguma forma, tentar sensibilizar as pessoas para a importância deste ecossistema, indispensável à vida no nosso planeta.